quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Passaporte do Mar
Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar
Aprovação de celebração de protocolo de colaboração


A Câmara Municipal de Aveiro deliberou em Reunião de Câmara de 3 de Fevereiro aprovar a celebração de protocolo com a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar [Ministério da Defesa Nacional] no sentido de integrar o Museu da Cidade de Aveiro como entidade colaboradora do projecto Passaporte do Mar.
O referido projecto insere-se no âmbito da implementação da Estratégia Nacional para o Mar – vertente da Comunicação e Sensibilização para o mar vocacionada para a valorização do património cultural. São seus objectivos permitir o conhecimento da realidade marítima nos domínios histórico, etnográfico, científico e tecnológico e dinamizar o património marítimo, bem como as entidades públicas e privadas que o salvaguardam através de acções conexas e continuadas no sentido de fomentar uma verdadeira “cidadania do mar”.
A proposta de realização de um protocolo de colaboração com a CMAveiro está directamente relacionada com o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, um dos pólos museológicos do Museu da Cidade de Aveiro, cuja natureza está associada ao mar de forma intrínseca enquanto “matéria-prima” do sal. No entanto é a proposta é extensível aos restantes núcleos.
O protocolo permitirá a divulgação de Aveiro e do Museu da Cidade nas diversas iniciativas que venham a ter lugar no âmbito do projecto e prevê da parte do Cidade a entrada gratuita aos portadores do passaporte nos 4 dias que anualmente são dedicados ao mar [20 de Maio | Dia Europeu do Mar; 8 de Junho | Dia Mundial dos Oceanos; 25 de Setembro | Dia Mundial do Mar, e 16 de Novembro | Dia Nacional do Mar]. Além disso está ainda prevista a concessão de uma redução no preço de entrada no MCidade nos restantes dias do ano.
O registo da passagem pelo museu é efectuado através de carimbo no passaporte. Para obter o passaporte os interessados deverão efectuar a sua inscrição no website da EMAM, após o que lhes será enviado o documento via postal.


Museu da Cidade de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário