sexta-feira, 4 de maio de 2012

Museu da Cidade de Aveiro Peça do Mês de Maio




Museu da Cidade de Aveiro
Peça do Mês – maio

Obra: Liberdade
Data: 1984
Têmpera sobre papel Kraft
Dimensão: 130 X 75 cm
Obra assinada e datada em baixo à direita
Obra encomendada pela Secretaria de Estado da Cultura (DGAC), e comemorativa dos 10 anos da Liberdade. Veio a ser doada pela artista para o efeito.

Helena Vieira da Silva expõe pela primeira vez em Portugal em 1935, tendo sido apresentada por António Pedro numa galeria de Arte Moderna de Lisboa. No ano de 1942, Helena Vieira da Silva habita no Brasil, fugindo da guerra, e inicia uma nova fase de organização espacial e de invenção de espaços em que as figuras se formam enleadas em teias definindo aquele movimento azulejar de linhas cruzadas na ortogonal e que tão caracterizadamente irão marcar a obra desta artista (in “Vieira da Silva – O Longínquo Desastre”, por Fernando de Azevedo). Muitos são os escritores, críticos de arte e historiadores que escrevem sobre a obra e sobre a força criativa desta pintora, nascida em Lisboa em 1908.
A obra “Liberdade” é um pintura alegórica de Vieira da Silva e é expressamente dedicada ao 25 de Abril, representado a Arvore da Liberdade. Nesta obra a Árvore surge como fonte e imagem revitalizadora da vida e, simbolicamente, constitui-se também como a portadora de uma palavra antiga e vital – LIBERDADE – o que para Vieira da Silva significa, de igual modo, a imagem de um país que muda de silencioso estádio e que renasce como espaço ou território desafiado a viver de novo a sua juventude.
A obra encontra-se integrada no acervo artístico da Avenida de Arte Contemporânea de Aveiro, projeto artístico protocolado entre o Instituto das Artes, a Câmara Municipal de Aveiro e a Universidade de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário