segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Comemorações do Centenário do Nascimento de Vale Guimarães


Comemoração do Centenário do Nascimento do Dr. Francisco do Vale Guimarães
Paços do Concelho | 21 de Setembro 2013 | 17h00

No próximo dia 22 de Setembro celebra-se o centenário do nascimento de Francisco José Rodrigues do Vale Guimarães [1913-1986], figura incontornável da vida política e social de Aveiro ao longo do século XX.
Licenciado em Direito foi Diretor de Serviços dos Correios e Telecomunicações, entidade na qual viria, ainda, a ocupar o cargo de Administrador-Geral. Assumiria, também, a Presidência do Conselho de Administração dos Estaleiros de São Jacinto, bem como a função de Presidente vitalício da Fundação Carlos Roeder.
Em 1954 foi nomeado Governador Civil do Distrito de Aveiro, mantendo-se em funções até 1959. O reconhecimento pela forma como conduziu o cargo levaria a que lhe fosse atribuída a Medalha de Ouro da Cidade, em 1960. Volta a ser indigitado como Governador Civil em 1968 mantendo-se em atividade até 1974.
Anos mais tarde, em 1974, é agraciado com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Com o intuito de celebrar a efeméride, a Câmara Municipal de Aveiro vai realizar, no sábado, 21 de Setembro, pelas 17h00, nos Paços do Concelho, uma sessão comemorativa que se inicia com uma sessão solene na qual tomará parte a Comissão de Honra presidida pelo Dr. Girão Pereira e que conta com cerca de duas dezenas de personalidades locais e nacionais.
O Dr. Gilberto Madail proferirá, também, o seu testemunho sobre o contato que manteve com o homenageado, do qual foi homólogo no cargo de Governador Civil. Outra intervenção será efetuada por D. Paula Vale Guimarães, filha de Francisco Vale Guimarães.
Num segundo momento decorrerá o lançamento do livro Francisco Vale Guimarães: o Aveirismo, da autoria do Dr. Miguel da Silveira, apresentado pelo Dr. Amaro Neves com a participação do Prof. Doutor Veiga Simão numa sessão presidida pelo Dr. Rui Vilar.
A cerimónia termina com a inauguração da exposição biográfica intitulada Dr. Francisco José Rodrigues do Vale Guimarães: o homem e a obra, no antigo salão nobre dos Paços do Concelho. Com um cunho biográfico, a mostra que congrega peças da reserva do Museu da Cidade e da Biblioteca Municipal de Aveiro com outras cedidas pela família, apresenta alguns documentos e notas de imprensa referentes à vida profissional do homenageado a par com objetos pessoais.


Sem comentários:

Enviar um comentário