Vista de Aveiro e das salinas
c. 1930 | Manuel Abreu
Imagoteca | MCA G1A3
No mês em que se celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios [18 de Abril] que, este ano, tem como tema Água. Cultura e património, o Museu da Cidade de Aveiro elege como peça do mês uma imagem do acervo da Imagoteca que realça a relação intrínseca do espaço urbano com a laguna.
Atribuída à década de Trinta do século XX, a fotografia, assinada por Manuel Abreu, mostra uma perspectiva da fusão entre a cidade e a Ria, a qual, nas palavras de Raul Brandão, torna em “quase anfíbios”os homens de Aveiro. A relevância do Canal das Pirâmides que se assume como via de circulação privilegiada é evidenciada pela embarcação que chega ao Cais. A par disso, o reticulado das marinhas e a paisagem pontilhada pelos brancos montes de sal, são sinónimos de uma das actividades de maior relevo para a economia local e com expressão social enquanto representativa de uma comunidade específica de Aveiro: os marnotos.
Entre o casario vislumbra-se parte do Alboi e da envolvente do Canal do Paraíso. À direita surge o Rossio como o terreiro circundado por palmeiras. Segue-o a Ponte de São João que dá acesso ao Canal de São Roque e ao grupo de marinhas com o mesmo nome.
A Imagoteca integra o Fundo Documental do Museu da Cidade de Aveiro reunindo vários milhares de exemplares de fotografias, imagens [positivos e negativos], em diversos suportes e formatos, datadas entre os finais do século XIX e a actualidade. Pela diversidade de temas é possível reconstituir pedaços da história de Aveiro, numa perspectiva social, económica e cultural, para além de perspectivar as mutações urbanísticas e arquitectónicas que o concelho sofreu com o transcorrer do tempo. No fundo, este conjunto de imagens constitui uma forma de identidade privilegiada, sem esquecer que, em simultâneo, é um meio para se compreenderem os avanços nas técnicas da fotografia desde os seus primórdios.
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