segunda-feira, 9 de maio de 2011

Peça do Mês de Maio

Santa Joana

Jeremias Bandarra, 1998
Reserva do Museu da Cidade de Aveiro

Maio é, por excelência, o mês de Aveiro e um mês de grande devoção à Princesa Santa Joana, a padroeira da Cidade e da Diocese de Aveiro e em cujo dia se celebra o Município. Por esse facto, o Museu da Cidade seleccionou de entre o seu acervo uma peça que a representa da autoria do artista aveirense Jeremias Bandarra [n. 1936], datada de 1998.
Nascida em 6 de Fevereiro de 1452, em Lisboa, a Princesa Joana, filha do Rei D. Afonso V e irmã de D. João II, cedo revela intenções de seguir a vida de clausura recolhendo-se, aos 19 anos, no Mosteiro de Jesus de Aveiro e relegando a possibilidade de casamento com um membro de uma das casas reais europeias.
A sua presença em Aveiro muito contribuiu para a projecção dada à, então, vila que se viu digna da escolha de uma herdeira da família real. O convento, por seu lado, veria acrescidos os seus bens e a sua reputação como cenóbio feminino. Aqui permanecerá até ao final dos seus dias, vindo a falecer, com fama de santidade, no dia 12 de Maio de 1490. Os milagres e as lendas que lhe estão associados expressam a devoção de que foi sendo alvo ao longo dos tempos justificando a sua beatificação, promovida por D. Pedro II e promulgada, em 1793, pelo Papa Inocêncio XII. É na sequência desse reconhecimento eclesiástico que é elaborado o túmulo em mármores policromos, da autoria do arquitecto João Antunes, para acolher as suas relíquias e que se encontra no Coro Baixo.
O culto continuado até à actualidade e a forte veneração da comunidade levariam à instituição de uma Irmandade e à regular realização de várias celebrações litúrgicas entre as quais se inclui a grande procissão em sua honra. Essa forte ligação dos aveirenses à sua Santa Joana transparece em diversos momentos do século XX, quando o dia que lhe é dedicado disputa o papel de dia de Aveiro com a efeméride de 16 de Maio evocativa dos Mártires da Liberdade da Revolução de 1828. Por fim, em 1978, a Autarquia define o 12 de Maio como Dia do Município. Desde 1965 que é a sua padroeira.

Museu da Cidade de Aveiro | Divisão de Museus e Património Histórico | Câmara Municipal de Aveiro
Rua João Mendonça, 9-11, 3800-200 Aveiro | museucidade@cm-aveiro.pt | Tel.  234 406 485

Sem comentários:

Enviar um comentário