quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aveirenses Ilustres | Homenagem à Condessa de Taboeira


 
A terceira sessão da quarta edição do Ciclo Aveirenses Ilustres irá prestar homenagem à Condessa de Taboeira que se realiza no dia 15 de Junho, pelas 18.30 horas, no Museu da Cidade de Aveiro, sito na Rua João Mendonça nº 9| 11 3800-200 Aveiro, com entrada livre.

Pretendendo dar continuidade ao conjunto de homenagem de figuras locais que se destacaram na história e desenvolvimento local e identitário da Cidade, o Município de Aveiro presta homenagem a Maria Aurora Ângela Benigna Inês da Santíssima Trindade Muñoz y Peñalver y Fernandes - Condessa de Taboeira no próximo dia 15 de Junho, com intervenção de João Lemos.

D. Maria Aurora Ângela Benigna Inês Santíssima Trindade de Muñoz y Puig Peñalver y Fernandez - Condessa de Taboeira:

Senhor inteligente, culta, benemérita, acérrima defensora da democratização da educação e de basilares princípios morais, a quem se deve a junção do topónimo - Tabueira ao título nobiliárquico de seu marido - o Conde de Taboeira. Descendente de fidalga nobreza esoanhola, a conceituada Senhora nasceu em 1861 em Zamora e faleceu em 1945 em Lisboa. Não teve descendância. Aos 44 anos já viúva ficou com a responsabilidade de administração de inúmeros bens que possuía e que se emcontravam dispersos pelo país. Dedicou-se à publicação de artigos diversos sobre educação moral, em jornais, antigos.
A atitude de visitação, conforto e generosidade desta afamada Senhora para com os enfermos e os mais desafortunados e os mais desafortunados, marcou indelevelmente, as gentes de Tabueira. Presentemente, a antiga cada da Condessa ainda constitui para a população um símbolo de virtudes que merece o respeito geral da população.


A Condessa de Tabueira foi agraciada pelo rei Afonso XIII de Espanha com condecorações comemorativas, enquanto descendente de ilustres pátrios que se destacaram pelo heroísmo e bravura e ainda enobrecida, com o grau de dama da secular Ordem Italina do Santo Sepulcro, distinção que lhe fora conferida em portugal por alta deferência merecedora.

Fontes: Sal - Boletim Municipal de Cultura | Uma pequena Nota Sobre a Condessa de Tabueira - Dona Maria Aurora Muños, por João Pereira de Lemos, ed. CMA, pp. 61-63; Cacia e Baixo Vouga - Apontamentos históricos e Etnográficos, por Bartolomeu Conde, ed. CMA, 1997, p. 104. 

Sem comentários:

Enviar um comentário