sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Peça do Mês de Setembro

Peça do Mês do Museu da Cidade de Aveiro – setembro de 2012
Tricana pelo ceramista|barrista Zé Augusto

Zé Augusto | 1979
Barro pintado e vidrado
20 cm x 12 cm
Assinada e datada
Reserva do Museu da Cidade de Aveiro

A peça do mês de setembro do Museu da Cidade de Aveiro homenageia o ceramista e barrista aveirense Zé Augusto, falecido no final do mês de agosto, com  82 anos de idade.
Zé Augusto, nascido em Aveiro, em 1930,  recriou figuras típicas da cidade, com um caráter caricatural de fino recorte, mas também dando corpo à tradição de famosos santeiros, pela enorme variedade de santos produzidos em barro vermelho e/ou vidrado. Estudou na Escola Industrial Fernando Caldeira e teve como mestres em pintura Gervásio Aleluia e Hernâni Moreira, bem como a desenho Júlio Sobreiro, Ferreira Alves e Porfírio Abreu. Iniciou a sua aprendizagem de oleiro e cerâmico nas Faianças de S. Roque, tendo também trabalhado na Fábrica “Artibus” e na Fábrica Aleluia. De 1962 a 1964 recebeu a orientação, em alguns trabalhos de escultura, de Mário Truta e em 1969 montou oficina em Aradas, com Aníbal e Dolívio Correia.  Em 1973, realiza a sua 1.ª exposição no “Convés” (Cais dos Botirões) e, ainda nesse ano, ausenta-se para Angola, onde montou oficina cerâmica com o seu irmão Manuel Máximo. Regressou a Portugal, em 1975, e  aceitou o lugar de modelador cerâmico nas Faianças de Outeiro, em Águeda. Em 1977, viria a montar oficina própria, na Rua Mário Sacramento, em Aveiro, tendo-se mudado posteriormente para S. Bernardo.
Além de muitas outras obras de sua autoria são de salientar os painéis executados para os seguintes locais: Largo do Mercado Manuel Firmino; Igreja de S. Jacinto; Igreja da Costa Nova; Igreja do Paço de Cacia; Igreja de Eirol. Estes painéis foram executados segundo as maquetas de Jeremias Bandarra. Fez parte do grupo Aveiro-Arte desde a sua fundação e foi o sócio número 1 da Associação de Artesãos de Aveiro – A Barrica.


Sem comentários:

Enviar um comentário