segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vencedores do Concurso da Bienal de Cerâmica

VENCEDORES DO CONCURSO DA BIENAL DE CERÂMICA
Já foram divulgados os vencedores do concurso “Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro”. O primeiro prémio foi entregue a Heidi Preuss Grew dos Estados Unidos da América com as obras “Der Schabernack” e “The Duchess”. O segundo foi atribuído à dupla Vitor Santos e Sónia Borga de Portugal com “Utopia”. Em terceiro lugar ficou a obra “Saudade”da autoria de Emília Emileva, da Bulgária.
As obras vencedoras estão expostas no Museu de Aveiro até 10 de novembro, integradas na exposição dos trabalhos da “Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro”. Com entrada livre, a mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10.00 às 17.30 horas.
O júri, constituído por Paula Matos (responsável pelo desenvolvimento dos Projetos Históricos e Especiais na Fábrica de Porcelana da Vista Alegre); Jorge Frade (professor Catedrático no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro) e Francisco Laranjo (diretor da Faculdade de Belas Artes do Porto), decidiu, também por unanimidade, atribuir seis menções honrosas:
- “Balanced Turn I, da autoria de Jon Middlemiss, de UK;
- “V-Vessel” e “A-Vessel”, da autoria de Sílvia Granata, de Itália;
- “Labirinto Ar Fechada”, da Autoria de Esmilio, de Espanha;
- “Casulos”, da autoria de Rita Gonçalves, de Portugal;
- “Kneaded Memory”, da autoria de Dalila Gonçalves, de Portugal;
- “Cup Head”, da autoria de Emgaa, de Espanha.

Currículos artísticos dos vencedores
1.º prémio
Heidi Preuss Grew é uma artista e docente que vive e trabalha em Salem, Oregon. Seus desenhos e trabalhos tridimensionais em cerâmica apresentam personagens que atravessam tanto o mundo real como o ficcional através da sua combinação individualíssima do imaginário animal e humano. Preuss Grew iniciou a sua formação avançada na Universidade de Illinois em Champaign-Urbana, onde obteve licenciaturas (BA e BFA) em História da Arte, Línguas Germânicas e Literatura, e Artesanato. Continuou os seus estudos na Universidade de Ohio, em Athens, completando o seu mestrado em 1997. Preuss Grew deu aulas na Escola do Instituto de Arte de Chicago antes de sua nomeação, em 1999, para o corpo docente da Willamette University, onde é, atualmente, Professora Associada de Arte.
2.º prémio
Sónia Borga nasceu em 1970 em Angola, vive desde muito jovem em Caldas da Rainha. Em 1994 estabelece o seu ateliê de cerâmica em Tornada - Caldas da Rainha.
Inicia a sua formação no Cenca I - (Centro Formação Profissional Cerâmica) curso de Olaria de Roda com o mestre Joao Reis.
Frequenta vários workshops entre os quais: "A Cerâmica e a Incorporação em Espaços Públicos"com Joan Viqueira; "Técnicas avançadas de Rakú com Paulo Óscar; "Workshop Aspetos Técnicos e Plásticos da Cerâmica Mural" com Arcádio Blasco; "Escultura Cerâmica" com Herculano Elias; Vidrados Efeitos Especiais" com Manuel Keller Soria; "Conjugação Vidro+Cerâmica"- Crisform; "Joalharia em Bronze"-Londres. "Serigrafia em Cerâmica"-CRAT (Centro Regional de Artes Tradicionais); "Cristalizações de alta temperatura" com Antónia Palau -Leida, Espanha; "Construção Fornos Lenha" com Carlets Torrent - Bisbal, Espanha; "Construção Fornos Elétricos" com António Garcia Bermejo - Albacete, Espanha; "Curso de Transferência imagem em Suporte Cerâmico" com Javier Ramos - Almonte, Espanha. Frequenta Curso Superior Design Cerâmica - ESAD Caldas da Rainha.
Vítor Silva Santos nasceu em 1970 na Maceira-Leiria Portugal, local onde reside.
Em 1990 inicia a sua atividade como pintor, expondo os seus trabalhos em diversas galerias e salas de exposições.
Em 1992 cria conjuntamente com o pintor Fernando Pedrosa um atelier de cerâmica ao qual se dedica atualmente.
Frequentou diversos cursos na área de cerâmica, dos quais se destacam: Curso Olaria de Roda, Joao Reis - CENCAL; raku com japonês Senya Sonobe: Vidrados efeitos especiais com espanhol Manuel Keller Soria; Conjugação Vidro+cerâmica, Crisform; Mural Cerâmico com Herculano Elias; Cristalizações com Antonia Palau - Espanha; Serigrafia Cerâmica, Cearte; na área do vidro: Moldar o vidro; escultura em Patê du Verre, Construção Fornos Lenha com Carlets Torrent - Bisbal, Espanha; Construção Fornos Elétricos com Antonio Garcia Bermejo - Albacete, Espanha; Curso de Transferência Imagem em Suporte Cerâmico com Javier Ramos - Almonte, Espanha. Frequenta Curso Superior Design Cerâmica - ESAD Caldas da Rainha.
3.º prémio
Emília Emileva nasceu a 13 de outubro de 1977, em Levski, Bulgaria. Em 1996 conclui o Curso do Colégio de Belas Artes de Troyan, Bulgária. Em 2001 é licenciada pela Academia de Belas Artes de Sofia — Mestrado em Cerâmica. Entre período 2002 — 2006, faz estudos pós graduados de desenho, pintura e cine-video na FBAUP, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal.
Catálogo da Bienal disponível aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário