sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

TEMPO DE SÃO GONÇALINHO
O Museu da Cidade de Aveiro inaugura amanhã, sábado, 13 de dezembro, a exposição Tempo de São Gonçalinho. Tendo como base expositiva o acervo da reserva do Museu, a exposição faz uma incursão pelas memórias e os ritu...ais associados ao culto, referência da história e da cultura aveirenses. A mostra inclui um conjunto de peças alusivas às festividades que as sucessivas Mordomias de São Gonçalinho têm realizado para assinalar a devoção ao Santo. Telas, esculturas e outros artigos culturais ilustram o património artístico inspirado na vida de São Gonçalo de Amarante e na vivência das celebrações que a comunidade lhe presta anualmente.
A exposição prossegue até ao próximo dia 18 de janeiro, abrangendo o período das Festas em Honra de São Gonçalinho, que decorre de 8 a 12 de janeiro, de 2015. Circunstância que alarga a dimensão cultural e o envolvimento social em torno do culto de São Gonçalinho e do seu caráter identitário.
Em destaque na exposição estão as obras do génio criativo de Lauro Corado, o pintor aveirense que retratou com mestria as personagens de São Gonçalinho.
É pela pintura de Lauro Corado que a exposição parte do padroeiro do bairro típico da Beira-Mar para se estender à temática do Inverno, às imagens, às cores, que remetem para o imaginário e para a ambiência desta estação do ano.
Tempo de São Gonçalinho é um convite a desfrutar do espírito da época recuperando tradições e valores identitários da cidade de Aveiro.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00. Ao sábado e ao domingo entre as 14h00 e as 18h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário