. IDENTIFICAÇÃO .
Homenagem ao esforço humano
. AUTOR .
Cândido Teles - Oficinas Olarte
. DATA .
1979
. DIMENSÕES .
56cm x 40cm x 40cm
. MATERIAL .
Cerâmica artística em grés vidrado
. PROVENIÊNCIA .
Reserva do Museu da Cidade
A escultura cerâmica homenagem ao esforço humano enaltece a labuta e solidariedade inerentes à vida do ser humano e reflecte sob a forma de escultura cerâmica a visão de Cândido Teles, na sua essência pintor da Ria de Aveiro e dos géneros sociais que a envolvem e vivenciam.
Se este é, só por si, um motivo de diferenciação da peça, pela sua raridade, já que o seu autor é, principalmente, pintor, ela ganha outra projecção pela história que a envolve. Esboçada em 1979 por Cândido Teles, a escultura, composta por trinta figuras humanas vidradas em azuis e verdes, seria produzida nas Oficinas Olarte, de Aveiro e participaria em várias exposições, uma das quais realizada no Museu Regional de Ílhavo por ocasião da retrospectiva artística que assinalou os quarenta anos de actividade artística do pintor.
Em 1983, tendo como referência a intenção de ser criado, em Aveiro, um museu alusivo à tradição barrista e ceramista local, as referidas oficinas oferecem a obra, à ADERAV [Associação de Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro] como peça número um do acervo museológico. Era intuito da acção impulsionar a concretização desse intento, deixando em aberto a possibilidade de doarem outras peças da sua colecção.
O referido equipamento cultural não chegou a concretizar-se e a peça acabaria por integrar a reserva da Autarquia.
Este mês, a peça seleccionada em cerâmica artista, dá também o mote à Bienal de Cerâmica de Aveiro e à exposição “Escultura Cerâmica Hoje: 5 Autores Portugueses”, que estará patente no Museu da Cidade de dia 1 de Outubro a 12 de Novembro, expondo trabalhos dos artistas Cecília de Sousa, Heitor Figueiredo, João Carqueijeiro, Sofia Beça e Virgínia Fróis.
Sem comentários:
Enviar um comentário