. IDENTIFICAÇÃO .
Manifestações - “A Festa dos Ramos”
. AUTOR .
Lauro Corado
. DATA .
Década de 1940
. DIMENSÕES .
130cm x 97cm
. MATERIAL .
Pintura – óleo sobre tela
. PROVENIÊNCIA .
Reserva do Museu da Cidade
A Festa dos Ramos é um verdadeiro retrato dos aveirenses, em particular dos naturais do Bairro da Beira Mar, freguesia da Vera Cruz, num registo feito em dia de festa. É, pois, uma pintura repleta de informação antropológica. Observando-a apreende-se o espíritos dos cagaréus, o seu sentido de festividade.
Nela se retrata um idoso envergando o tradicional gabão, o casaco masculino comprido, com capuz em bico, feito de burel, com a sua característica cor castanha. Acompanham-no dois parceiros do ramo, ostentando os tradicionais palmitos de flores que, anualmente, se passam em testemunho e compromisso aos novos mordomos dos festejos de São Gonçalinho.
Em pano de fundo o Canal dos Botirões com o seu casario estreito e com telhados individualizados geradores de uma frente urbana recortada. Sobressai a cúpula da capela dedicada ao santo taumaturgo alvo da devoção fervorosa desta comunidade de antigos marnotos e pescadores.
Para além da sua importância iconográfica, a obra, que pertenceu à Comissão Municipal de Turismo, é merecedora de reconhecido valor pelo seu autor, o conceituado artista plástico Lauro Corado. Nascido em Aveiro no ano de 1908, aliou a sua vertente de pintor ao ensino das artes. Viria a terminar a sua vida profissional na Escola António Arroio, em Lisboa, depois de passar por diversas escolas do país. A sua mestria levou-o a participar em inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo merecedor de prémios e medalhas em diversas ocasiões, para além de integrar visitas de estudo como bolseiro. Faleceu em 1977.
Parte considerável do seu acervo, do qual faz parte esta tela, integra, actualmente, a reserva do Museu da Cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário