![]() |
Fotografia da Feira de Março, Rossio, 1926 |
IDENTIFICAÇÃO
Fotografia da Feira de Março, Rossio, datada de 1926
AUTOR
Não atribuído
DATA
1926
DIMENSÕES
12 cm x 7 cm
MATERIAL
Papel fotográfico
PROVENIÊNCIA
Museu da Cidade de Aveiro, Imagoteca Municipal
A peça do mês do Museu da Cidade remete-nos para o grande evento anual que é a Feira de Março. A 27 de Fevereiro de 1434, D. Duarte concedeu à vila o privilégio de realizar uma feira anual através do seu irmão, o Infante D. Pedro. A feira decorreria durante o mês de Maio, mais concretamente, do primeiro dia de Maio até ao dia 8, dia de S. Miguel. A feira teria, então, a duração de 8 dias. O estabelecimento de uma feira na vila de Aveiro tinha como objectivo o estímulo das trocas comerciais através da redução dos impostos devidos, tendo D. Duarte estipulado que “os que a ela vierem comprar e vender pagarão só meia sisa” (Torre do Tombo, Estremadura, livro 2, fls. 70v-71). Mais tarde, a feira passou a realizar-se em Março, ficando a ser conhecida como Feira de Março.
Durante largos anos a Feira de Março teve lugar no Rossio, como retratado na imagem, tendo posteriormente passado a realizar-se no Parque Municipal de Feiras e Exposições e, a partir de 2002, no Parque de Feiras.
A Feira de Março renova todos os anos a sua grande popularidade devido à aliança entre os divertimentos e os aspectos comerciais. A Feira conta tanto com a presença das mais variadas empresas, que se fazem representar expondo produtos ou fornecendo informações sobre a sua actividade, como com a realização de concertos musicais para todos os gostos e a oferta de carrosséis para várias idades e corações aventureiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário