.
.IDENTIFICAÇÃO
Placa toponímica Cais da Fonte Nova
.AUTOR
Aleluia
DATA
Século XX
DIMENSÕES
47cm x 59cm x 9cm
.MATERIAL
Cerâmica - Azulejo
.PROVENIÊNCIA
Reserva do Museu da Cidade
A representação da cidade pode traduzir-se na designação dos sítios que a compõem. Neste capítulo a toponímia detém a sua quota-parte enquanto fonte da identidade do lugar, uma identidade que, por meio de palavras, expressa o seu sentido e a sua origem.
Inscrições gravadas em pedra, pintadas em painéis azulejares [rectangulares ou recortados], em placas de cimento ou sobre metais, várias são as formas de marcar essa identidade. O Painel indicativo do Cais da Fonte Nova exemplifica-o, assim como mostra a mestria de quem o elaborou: a Fábrica da Fonte Nova.
O sítio da Fonte Nova surge no prolongamento do Esteiro da Fábrica [nome derivado da existência da Fábrica do Cojo, no século XVIII], também conhecido por Esteiro das Agras, em campos de cotas baixas que ladeiam a Agra dos Frades. O nome refere-se a uma nascente, cuja importância no abastecimento da cidade é relevante. A fonte persistiria até 1951.
Os terrenos, ermos e alagadiços, propícios ao crescimento de ervas e bajunça, vão ganhando ânimo nos idos de Oitocentos pela força da indústria. Primeiro com a construção do aterro para a passagem da linha-férrea [1864], depois com a implantação de várias unidades industriais. Por isso, Fonte Nova é também sinónimo de uma das mais conhecidas fábricas de cerâmica decorativa. A par desta, a Fábrica Jerónimo Pereira Campos, Filhos ganha destaque pela grandiosidade das suas instalações.
Durante o século XX outras fábricas se juntam ao longo do esteiro, então já conhecido como Esteiro da Fonte Nova. A referência vai para a Fábrica Aleluia, na qual foi produzida a placa toponímica, e a Artibus, ambas associadas à cerâmica decorativa, revelando o sítio como um verdadeiro pólo de industrial... rodeado por campos e por alguns armazéns.
O lago rasgado nos finais do século XX, para além de contribuir para reforçar a luminosidade que caracteriza Aveiro, vem qualificar e conferir outra leitura ao sítio, transformando-o numa área de lazer associada ao desejo de consolidação de uma nova frente urbana.
Sem comentários:
Enviar um comentário