Azulejo de Bordalo Pinheiro
Azulejo relevado policromo.
“Borboletas” da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro
Pintura à mão.
Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha
Doação ao Museu da Cidade, núcleo Museu Arte Nova do Eng. Feliciano David
Arte Nova foi a expressão pela qual ficou conhecida em Portugal a corrente artística que surgiu na Europa nos finais do século XIX. Os elementos essenciais da gramática Arte Nova residem na rejeição do naturalismo e da volumetria, na estilização dos desenhos, na valorização da assimetria e na sugestão de ritmo e movimento através da utilização de linhas sinuosas, as “linhas em chicote”. A natureza vai ser a principal fonte de inspiração da sua linguagem estética. Lírios, amores perfeitos, papoilas, nenúfares, girassóis e muitos outros elementos da flora, são representados de maneira estilizada, frequentemente dispostos ao longo de linhas sinuosas. O mundo das aves e dos insetos está também amplamente representado através de borboletas, libélulas, pavões, cisnes, patos ou andorinhas. Em Portugal, foi sobretudo na azulejaria que a Arte Nova encontrou terreno fértil para desenvolver todo o seu potencial criativo. Das fábricas que produziram azulejos em Portugal, apenas algumas fabricaram azulejos Arte Nova.
Em junho, a peça do mês do Museu da Cidade é um azulejo Arte Nova, da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, e que foi oferecido ao Museu Arte Nova pelo colecionador Eng. Feliciano David. O azulejo encontra-se em exposição permanente na Sala da Cinética do Museu, e integrou a exposição e catálogo “A Arte Nova nos Azulejos em Portugal. Coleção Feliciano David e Graciete Rodrigues”. Neste âmbito, destaca-se que o Município de Aveiro foi premiado pelo projeto SOS Azulejos, na categoria de “Estudos e Divulgação”, pela edição deste catálogo.
Nota:
A informação constante na primeira parte deste texto, foi retirada do supramencionado catálogo. O Museu da Cidade de Aveiro disponibiliza gratuitamente a todos os interessados um exemplar digital do catálogo por solicitação através do e-mail museucidade@cm-aveiro.pt.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário