quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Comemoração do Centenário do Nascimento de Francisco do Vale Guimaráes

A Câmara Municipal de Aveiro informa que no próximo sábado, dia 21 de setembro, pelas 17.00 horas, terá lugar nos Paços do Concelho a comemoração do Centenário do Nascimento de Francisco do Vale Guimarães que se inicia com uma sessão solene na qual tomará parte a Comissão de Honra presidida pelo antigo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Girão Pereira, e que contará com cerca de duas dezenas de personalidades locais e nacionais.
De seguida, Gilberto Madail proferirá o seu testemunho sobre o contacto que manteve com o homenageado, do qual foi homólogo no cargo de Governador Civil. Outra intervenção será efetuada por Paula Vale Guimarães, filha de Francisco Vale Guimarães.
Num segundo momento decorrerá o lançamento do livro Francisco Vale Guimarães: o Aveirismo, da autoria de Miguel da Silveira, apresentado por Amaro Neves com a participação de Veiga Simão numa sessão presidida por Rui Vilar.
A cerimónia terminará com a inauguração da exposição biográfica intitulada Dr. Francisco José Rodrigues do Vale Guimarães: o homem e a obra, no antigo salão nobre dos Paços do Concelho. Com um cunho biográfico, a mostra que congrega peças da reserva do Museu da Cidade e da Biblioteca Municipal de Aveiro com outras cedidas pela família, apresenta alguns documentos e notas de imprensa referentes à vida profissional do homenageado a par com objetos pessoais.
A 22 de setembro celebra-se o centenário do nascimento de Francisco José Rodrigues do Vale Guimarães [1913-1986], figura incontornável da vida política e social de Aveiro ao longo do século XX.
Licenciado em Direito, foi Diretor de Serviços dos Correios e Telecomunicações, entidade na qual viria, ainda, a ocupar o cargo de Administrador-Geral. Assumiria, também, a Presidência do Conselho de Administração dos Estaleiros de São Jacinto, bem como a função de Presidente vitalício da Fundação Carlos Roeder.
Em 1954 foi nomeado Governador Civil do Distrito de Aveiro, mantendo-se em funções até 1959. O reconhecimento pela forma como conduziu o cargo levaria a que lhe fosse atribuída a Medalha de Ouro da Cidade, em 1960. Volta a ser indigitado como Governador Civil em 1968 mantendo-se em atividade até 1974.
Anos mais tarde, em 1974, é agraciado com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Sem comentários:

Enviar um comentário