segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Maleta Pedagógica


A partir do próximo mês de Outubro, o Museu da Cidade terá disponível nas atividades dos serviços educativos mais uma ferramenta pedagógica: a Sal-e.
A Sal-e é uma maleta pedagógica que inclui um kit de recursos exploráveis e ferramentas para a mediação e interpretação da Sal Tradicional - Rota do Atlântico. Elaborada por diversos parceiros no âmbito do projeto internacional Ecosal Atlantis | Interreg Espaço Atlântico, esta ferramenta pretende ir além do interesse patrimonial e interpretativo de cada sítio salineiro, adotando, por isso, uma abordagem intersectorial sobre o trabalho, conhecimento e desenvolvimento mútuo em torno do tema do sal tradicional.
A maleta inclui um kit de ciências e amostras de diferentes tipos de sal, mapas, puzzles e esquemas de salinas, jogos didáticos, além de uma aplicação Ecosal Sal-e para tablets e terminais com sistema operativo Android, onde estão incluídas informações e atividades adicionais como por exemplo: a construção de um calendário das salinas, instruções para a construção de jogo origami ou como criar um densímetro, entre outras.
Os temas abordados com recurso a estas ferramentas passam pela geolocalização dos diferentes locais produtores de sal tradicional [Tradicional Sal Rota do Atlântico]; os diferentes tipos de sal, técnicas de produção e de recolha; história do sal e de alguns locais; flora e fauna; imaginário em torno do sal: a tradição oral, lendas, contos de fadas, literatura, entre outros.
A maleta servirá de apoio às visitas e às atividades desenvolvidas no âmbito dos serviços educativos do núcleo museológico Ecomuseu Marinha da Troncalhada do Museu da Cidade de Aveiro, com dinâmicas dirigidas para várias faixas etárias, mas em especial para as escolas do 1º e 2 ciclos. Além de funcionar como ferramenta de divulgação da própria Rota, os seus conteúdos passam pela apresentação dos diferentes sítios produtores de sal do Atlântico, explorando as suas especificidades, a par das diferenças técnicas e culturais. Permite, ainda, potenciar o estudo e o conhecimento sobre a produção de sal tradicional em estreita relação com outras áreas de interesse a valorizar e preservar: a fauna e flora, a gastronomia, a química, a matemática, entre outros.
A elaboração deste KIT contou com a colaboração da equipa do Museu da Cidade de Aveiro/Ecomuseu Marinha da Troncalhada e foir coordenada pela Communauté de comunes Océan-Marais de Monts, contando também com a participação dos parceiros franceses Ecomusée Marais salants de l’Ile de Ré, salines de Guérande, le Port des salines à Oléron, Ecomusée du Marais vendéen, le Daviaud, da Universidade de Aveiro e do Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz, enquanto parceiros portugueses.
O restante programa dos serviços educativos do Museu da Cidade de Aveiro está já disponível no plano de ação cultural e pedagógica 2013/2014 do Município de Aveiro e está acessível em www.cm-aveiro.pt, ou contactando o museu pelo 234 406 485 ou pelo endereço eletrónico museucidade@cm-aveiro.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário